quinta-feira, 5 de março de 2009

Salários das brasileiras Vergonhoso!

Brasil lidera ranking de diferenças salariais entre os sexos

A TARDE On Line

Estudo divulgado nesta quinta-feira, 05, pela Confederação Sindical Internacional (CSI) revelou que as mulheres brasileiras ganham salários 34% menores do que os homens. Foi a maior difrença dentre os 20 países analisados. A diferença média dos países pesquisados é de 22%.

A pesquisa foi realizada com 300 mil trabalhadores entre 16 e 44 anos de idade nos 20 locais analisados. No Brasil, 35.152 pessoas participaram.

O resultado do estudo da CSI contradiz os números oficiais dos governos, que estabeleceram como meta que os trabalhadores do sexo feminino receberiam, em média, 16,5% a menos que os do sexo masculino.

Relação - O segundo lugar da diferença de salário entre os sexos ficou com a África do Sul, com 33%. O México e Argentina ocupam o terceiro e quarto lugares, com rendimentos das mulheres 29,8% e 26,1%, respectivamente, menores dos que os dos homens.

Dentre os países, a Índia apresentou o melhor resultado, com 6,3% de diferença da remuneração. A Grã-Bretanha, Dinamarca e Suécia também apresentaram índices menores, como  9%, 10,1% e 11% de disparidade, respectivamente.

A presidente do CSI, Sharran Burrow, afirma que não existe apenas um fator determinante para o problema. Segundo Burrow, vários motivos contribuem para a diferença salarial entre os homens e as mulheres.

A situação é pior para as mulheres com nível de escolaridade mais alto. De acordo com o estudo, são elas que enfrentam as maiores disparidades salarias. O estudo aponta a discriminação como um possível fator para as diferenças nessa classe.

 

Nenhum comentário: